Qualidade Humana: vantagem competitiva no atendimento ao cliente
Duração: 16 horas
Dias e horários: A negociar
Investimento: A negociar
Local: “IN COMPANY”
SOBRE O CURSO:
As últimas décadas testemunharam alterações importantes na forma como vemos e como pensamos sobre as organizações, a competitividade e a administração.
A necessidade de re-examinar os papéis e as relações entre fornecedores e clientes, chefes e subordinados indicam que o futuro de uma empresa ou organização depende dela conseguir satisfazer os requisitos de qualidade do mundo exterior.
Os esforços e o desempenho dos funcionários determinam a percepção, pelos clientes, da qualidade dos serviços, a qual torna-se quase um sinônimo de qualidadde pessoal.
Uma empresa que investe na qualidade humana possui como vantagem competitiva, o desenvolvimento de altos níveis de qualidade pessoal, que inicia uma reação em cadeia de melhoramentos de qualidade.
A excelência no atendimento ao cliente assegurada pelo investimento na qualidade humana, gera melhores resultados financeiros e melhor imagem organizacional.
OBJETIVOS:
• Preparar profissionais do atendimento externo para desenvolver competências de adaptação e flexibilidade, desenvolvimento contínuo e atingimento de metas, para que possam buscar padrões de excelência em seu desempenho pessoal/profissional.
PARTICIPANTES:
• Profissionais que atuam no atendimento externo.
METODOLOGIA:
Os conceitos, dados e informaçôes serão acompanhados de relatos de experiências, debates, jogos, dinâmicas de grupo, dramatizações, exercícios e da utilização de áudio-visuais, buscando a máxima fixação dos assuntos.
O programa privilegia as metodologias criadas por Will Schutz e Jacob Levi Moreno que apresentam, em comum, entre outros aspectos, a integração, base de todo relacionamento humano.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Unidade I: Visão Estratégica
• O conhecimento das metas organizacionais:pré-requisito para o comprometimento pessoal;
• Mudanças no cenário organizacional: a busca pela satisfação, envolvimento e significado no trabalho;
• As dimensões da qualidade no trabalho;
• O atendimento ao cliente-regras básicas sob a ótica da qualidade;
• A capacidade de aprender com os resultados.
Unidade II: Qualidade Subjetiva no Atendimento ao Cliente
• Qualidade subjetiva como expressão do conteúdo emocional do serviço:-A importância da experiência e habilidade pessoal no trato com o cliente;
• Fixando metas, contabilizando a qualidade pessoal no atendimento;
• competência, conhecimento,cortesia, dedicação, marketing pessoal e profissional, comunicação e flexibilidade, solução de conflitos, cumprimento dos compromissos como resultados do desempenho pessoal.
Unidade III: Comunicação
• Postura e linguagem;
• Saber ouvir;
• Barreiras à comunicação interpessoal;
• Encantando o cliente – Como utilizar recursos que facilitam a comunicação: ser preciso a respeito dos fatos, ser breve; escolher palavras com cuidado; definir expressões-chaves:adequar a linguagem à compreensão do cliente; apresentar fatos de forma objetiva.
Unidade IV: Trabalho em Equipe
• O desenvolvimento das habilidades de cooperação, interação e colaboração;
• O respeito às características e capacitação de cada membro da equipe;
• Qualidade pessoal no trabalho em equipe, como objetivo organizacional.
Unidade V: Negociação
• A capacidade de se colocar no lugar do outro;
• Lidando com a vaidade pessoal para o atingimento de metas.
Unidade VI: Orientação para Resultados
• Motivação – O que é : resultados do comportamento motivado, participação e satisfação no trabalho;
• O desenvolvimento da criatividade;
• Sensibilidade às expectativas e necessidades do outro;
• Como fazer a diferença.
Unidade VII: Orientação para o Cliente
• Ética no trabalho;
• Mobilizando o comprometimento e fidelidade do cliente.
Unidade VIII: Desenvolvimento de Pessoas
• Desenvolvendo a auto-estima;
• Buscando a excelência pessoal/profissional.