Capacitação de Facilitadores de Grupos
Duração: 24 horas
Dias e horários: A combinar
Investimento: R$ 400,00 (Parcelado em até 18x no PagBank)
Local: PHC-Potencial Humano Consultoria
SOBRE O CURSO:
• Vivemos no limiar de um novo milênio, marcado por profundas transformações tecnológicas, sociais e econômicas.Cada vez mais a mobilização para o aprendizado e crescimento do potencial das equipes faz-se necessária para empreender uma melhor otimização de resultados no ambiente de trabalho, em constante revolução e renovação.
• Dentro deste contexto, ressalta-se o expressivo destaque de nosso programa de capacitaçao de facilitadores de grupos para se tornarem gestores em habilidades e conhecimentos necessários à promoção da cultura de um ambiente interno de trabalho rico em idéias, que gerem resultados e agreguem fortes valores aos clientes internos e externos.
OBJETIVOS:
• Qualificar o participante a utilizar jogos e técnicas vivenciais em programas de desenvolvimento do potencial humano;
• Ampliar o papel profissional de cada participante para que se torne um coordenador de grupos, atuando segundo novos paradigmans de orientação do processo de ensino-aprendizagem.
PARTICIPANTES:
• Gestores, executivos, administradores, pedagogos e demais profissionais que atuam na área de Desenvolvimento de Recursos Humanos.
METODOLOGIA:
• Teórico-vivencial, sendo utilizadas técnicas de dinâmica de grupo e jogos psicodramáticos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Unidade I: O papel do facilitador de grupos
• Apresentação pessoal e postura física;
• Atitudes e comportamentos que facilitam o comportamento de um grupo;
• Lidando com o processo de mudança: construindo capacidades facilitadoras;
• Uso do espaço e aplicação de recursos;
• Desenvolvendo habilidades técnicas e humanas.
Unidade II: Jogos e técnicas Vivenciais
• Uso e aplicações;
• Vitalizadores;
• Vantagens da utilização de jogos e técnicas vivenciais em empresas e em processos de aprendizagem integrada;
• Componentes básicos de um jogo;
• Jogos: conceituação e abrangência;
• Técnicas vivenciais:objetivos e características dos membros do grupo.
Unidade III: Funcionamento e desenvolvimento do grupo
• Participação no grupo:estilo de liderança; papéis dos membros: ao nível de tarefa e ao nível sócio-emocional; papéis não construtivos;
• Tensão e conflito no grupo: como lidar com o conflito; resolução criativa do conflito.
Unidade IV: Planejamento e montagem de um programa de treinamento
• Estudo de casos;
• Diagnóstico da situação-problema;
• Planejamento;
• Elaboração de um programa: etapas a serem obedecidas;
• O processo de avaliação.
Unidade V: Treinamento de direção
• Vivenciando o processo ensino-aprendizagem: aplicando e acompanhando as atividades programadas para grupos.